A prefeitura de Umuarama não permite o cancelamento de notas fiscais pelo seu portal, sendo que este processo pode ser realizado apenas presencialmente. Em contrapartida, existe a possibilidade de Substituição de Nota Fiscal. 

O processo de Substituição de Nota Fiscal não pode ser automatizado, visto que não existe nenhum Webservice disponibilizado para tal, e a única forma de realizar a substituição é através do portal da prefeitura.

Para manter as informações constantes no FoccoERP sincronizadas com os dados da prefeitura, segue um passo a passo de como tal processo deve ser realizado.

Visualizando uma situação onde existam 3 notas, de números 13, 14 e 15, e haja a necessidade de substituição da nota 14.


 

1º PASSO

Deve ser realizada a substituição da nota fiscal através do portal da prefeitura.



Um duplo clique na nota fiscal de número 14 irá abrir a nota para edições. Prosseguir digitando a nota até a última etapa, onde uma mensagem de confirmação será exibida, conforme abaixo. Guardar o número da nota que foi gerada.


 

2º PASSO

Deve ser digitada no sistema uma nota fiscal, através da Emissão de Notas Fiscais de Serviço (FFAT0221 SERV), exatamente com as mesmas informações e valores da nota fiscal que foi gerada pelo site da prefeitura. Quando for exibida a mensagem abaixo, deve ser selecionada a opção "Não".



3º PASSO

Na Console de Gerenciamento da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (FFAT0268), deve ser selecionada a nota substituída (14) e clicar no botão Atualizar Sit. NFS-e.



4º PASSO

Aguardar alguns segundos, e após a situação desta nota será atualizada para Cancelamento Autorizado. Neste momento pode-se utilizar o botão Cancelar Nota para cancelar a nota também no sistema.

Após isso, mantendo a nota substituída selecionada, deve ser clicado no botão Substituir NFS-e.



Dentro desta tela, deve ser selecionada através da LOV do campo Nota Substituta, a nota que geramos no passo 2. No campo Núm. NF deve ser informado o Número da Nota que foi obtido no portal de prefeitura, no passo 1. Clicar em Substituir NFS-e.



5º PASSO

Voltando a 1ª tela da Console, marcar no grid a nota substituta (16) e clicar no botão Atualizar Sit. NFS-e. Após alguns segundos, a mesma terá sua situação atualizada para Autorizada.



Outras formas de buscar este artigo:

- Como substituir NFS-e