Se você está realizando a implantação da contabilidade no sistema, então deve realizar a implantação de saldos contábeis, das contas contábeis.


Primeiramente deve realizar o cadastro do período de implantação dos saldos contábeis, sendo que orientamos a cadastrar sempre o mês anterior ao das primeiras movimentações de notas e/ou financeiro. O mês de implantação  da contabilidade deve ser realizada no Cadastro de Situações Contábeis (FCTB0107).


Cuidado: ao realizar o cadastro do mês de implantação contábil, não permite alteração pelo usuário.




Após realizado o cadastro do mês de implantação das situações contábeis, então a implantação de saldos deve ser realizado através do Cadastro de Implantações de Saldos (FCTB0106). 

Neste programa será realizado a implantação dos saldos contábeis das contas contábeis, sendo que o campo 'Data' não será permitido informar, pois o sistema irá buscar automaticamente a data de implantação informada no Cadastro das Situações Contábeis (FCTB0107).



Ao informar uma conta contábil que exige centro de custo, então será necessário informar no mínimo um centro de custo para a conta.


Importante: ao informar a conta contábil e/ou centro de custo, o sistema irá verificar se os mesmos possuem data de vigência dentro do período de implantação do saldo contábil.


Ao realizar o cadastro de Implantação de saldo contábil para uma conta, será criado um lançamento do tipo 'IMP', nos lançamentos contábeis.


Outras formas de buscar este artigo:

- Como implantar os saldos das contas contábeis?