Se você verificar que em algum título do Contas a Receber, a base de comissão do mesmo encontra-se com valor menor do que deveria, então você deve verificar se a NFS que gerou o título CR, foi faturada a partir de um pedido de venda.

Se foi gerado a partir do pedido de venda, verifique no Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200), na aba 'Desc./Acrésc.', se existe algum Acréscimo que está com o flag 'Abate da Base de Cálculo de Comissões' marcado.




Este flag 'Abate da Base de Cálculo de Comissões' será utilizado apenas para Acréscimos.


Quando o Acréscimo vier de uma política comercial, o sistema irá buscar automaticamente  o conteúdo do campo “Abate da Base de Cálculo de Comissões” informado no Cadastro da Política Comercial de Acréscimos (FPDV0109).



 Quando o acréscimo for informado pelo usuário, no pedido de venda, então o flag 'Abate da Base de Cálculo de Comissões', será preenchido, conforme a resposta do parâmetro '7 - Marcar todo Acréscimo Informado para Abater na Comissão', dos Parâmetros da Política Comercial (FUTL0125 POLC).



Os acréscimos, cujo indicador “Abate da Base de Cálculo de Comissões” estiver marcado, serão diminuídos da base de comissão, do título CR, calculada na emissão da nota fiscal de saída. Considera-se que o acréscimo está embutido no valor líquido do item e, deverá ser retirado da comissão.


Observação: Apenas serão considerados os acréscimos por “Percentual”.

O “FRETE” quando informado no pedido de venda, na aba TRANSPORTE, sempre irá abater da base de comissão.


Outras formas de buscar este artigo:

- Base de comissão com valor menor que deveria ser.