Quando uma Nota Fiscal de Entrada possui valor de FUNRURAL e/ou SENAR,  o valor do imposto é descontado do valor total da nota. 


Esta definição de onde reter o imposto, é através dos Parâmetros de Notas Fiscais de Entrada (FUTL0125 NFE NFE), os parâmetros 71 e 72.



Porém, na aba IMPOSTOS, da Manutenção Nota Fiscal de Entrada (FREC0200), quando há valor de FUNRURAL, este valor não é descontado no valor contábil, permanecendo o mesmo valor dos produtos e por consequência de OUTROS de ICMS/IPI. 


Sempre que houver nota fiscal de entrada com valor de FUNRURAL, na CAPA da nota, o "VALOR DA NOTA" terá o desconto, porém na aba IMPOSTOS, o campo “VALOR CONTÁBIL” não terá esse valor do FUNRURAL descontado, ficando de acordo a listagem no Registro de Entradas (FFIS0306) e a Integração Contábil da NFE (FCTB0250). 

 

Lançada a Nota de Entrada (FREC0200) com valor de FUNRURAL e SENAR. 



Para integração contábil do FUNRURAL e/ou SENAR da Nota de Entrada, deve-se informar as contas contábeis, na aba 'Int.Contábil', do Cadastro de Tipos de Nota Fiscal de Entrada (FREC0101).



Caso seja necessário emitir uma nota fiscal de devolução de compra, lembramos que não existe na Nota Fiscal de Saída um campo específico de FUNRURAL. 

A nota de saída (devolução) é emitida com valor integral, isto é, NÃO desconta no total da nota o valor referente ao FUNRURAL. 

Porém, caso a empresa tenha parametrizado no Cadastro do Tipo de Nota de Saída (FPDV0103) para gerar o título 'DEV' (Título no Contas a Pagar) então o título será gerado com o mesmo valor da nota de entrada, descontando o valor do FUNRURAL no título. 

Sendo assim, realmente a Nota de Saída e o título DEV (CP) ficarão com os valores diferentes no sistema.


Importante: A DUP referente a Nota de Entrada e a DEV referente a Nota de Saída terão o mesmo valor para o devido abatimento no Financeiro. 


Por exemplo:

A Nota Fiscal de Saída 123456 foi emitida sem descontar o FUNRURAL (R$ 29060,00 * 0,50 = R$ 14.530,00) conforme demonstrado abaixo na DANFE


Por isso, deve verificar com a contabilidade há real necessidade de lançamento deste valor na contabilidade, e caso seja necessário você deverá incluir um lançamento manual através do programa Cadastro de Lançamentos Contábeis (FCTB0104) referente ao valor do FUNRURAL da devolução de compra. 

Sempre confrontando no financeiro o saldo a pagar para este fornecedor.  



Outras formas de buscar este artigo:

- FUNRURAL e/ou SENAR na devolução de compra