Arquivo da DRCST, apresentando o seguinte erro:


Registro 2120: A quantidade informada no campo S_QTDE_C deve ser maior ou igual que ao somatório das quantidades totais de vendas informadas nos campos QTDE_T_V_CF, QTDE_T_IND_S_OE e QTDE_T_IND_S_SN do Registro 2110, e da quantidade do estoque final da do respectivo item de mercadoria no final do período, informada no campo QTD do Registro H010, se houver.


No sistema, a mensagem de validação é exibida conforme abaixo:

“Para o item COD_ITEM não foram encontradas Notas de Entrada suficientes para acobertar as Saídas + Inventário.”


    COD_ITEM: 08

    Total de entradas demonstradas: 2,00000, Saídas (2,00000) + estoque informado (2,00000): 4,00000

A mensagem nos indica que foram informadas no arquivo 2 unidades de compra deste item, sendo que foram vendidas 2 e existem outras 2 ainda em estoque (totalizando 4). Neste caso, é necessário identificar por qual motivo o sistema não buscou mais notas de entrada para acobertar a totalidade de 4 unidades.


Pode-se utilizar o programa FEST0401 (Consulta Extrato de Itens) para verificar as últimas entradas/compras deste item na empresa, conforme abaixo:


Observar sempre a necessidade de informar a data final conforme data do arquivo

A partir desta lista de notas fiscais de entrada, é necessário verificar quais não estão sendo consideradas no arquivo texto (registro 2130) e por qual motivo, sendo os principais:

    Verificar se o item possui CST de ICMS igual a 60 ou 500. Caso não possua e devesse possuir, é necessário solicitar script para tal;

    Verificar se o item possui valores de ICMS ST ou valores de ICMS ST informados na Observação (através dos botões “... Mais Impostos” e “Impostos Itens” do FREC0200). Caso não possua estes valores e devesse possuir, é necessário solicitar script;

    Verificar se o item possui, no programa FREC0255, aba “Itens”, a informação de Responsável pela Retenção (campo “Resp. Retenção”) igual a “Remetente Indireto”.


Ao menos uma das três condições acima precisa ser verdadeira para a nota fiscal de entrada ser considerada no registro 2130 da DRCST e, assim, acobertar a quantidade de saídas + estoque de determinado item.