É preciso avaliar o processo realizado, pois envolve cada etapa de controle destes envios e retornos.
Abaixo coloco um exemplo para que possam identificar a situação na empresa e ter o processo desenhado para o acompanhamento do consultor. Estas análises devem ocorrer de forma em conjunto com o consultor para melhor ter o processo completo desenhado.
Exemplo:
Processo de terceiro - Contratação de serviço c/ retorno de material não utilizado na industrialização
Quando o processo de industrialização em terceiros envolve as seguintes situações exemplificadas abaixo:
Cliente A:
- Envia 10 m² de chapa (CH123) para que seja realizada a industrialização no fornecedor B.
Fornecedor B:
- Utiliza 6 m² de chapa (CH123) do Cliente A para industrialização,
- Devolve outros 4m² (CH123)
- Realiza o serviço de corte da chapa (SER123)
Verificando do ponto de vista do Cliente que envia o Material para industrialização, deverão ser realizados os seguintes movimentos:
Notas de saída
Quanto a remessa do material para industrialização em terceiro
Item: CH123 - Qtd: 10 m²
- CFOP: 5901
- Tipo NF: Remessa para Beneficiamento
- Estoque: Transferência externa
- Baixa Pedido.
Notas de entrada
Quanto ao retorno simbólico do material remetido para industrialização
Item: CH123 - Qtd: 6 m²
- CFOP: 1902
- Tipo NF: Retorno de Beneficiamento
- Estoque: Transferência externa
- Atende pedido de compra
- Exige nota fiscal de saída (opcional)
Quanto ao retorno do material remetido para industrialização e não aplicado no referido processo
Item: CH123 - Qtd: 4 m²
- CFOP: 1903
- Tipo NF: Retorno de Beneficiamento
- Estoque: Transferência externa
- Atende pedido de compra
- Exige nota fiscal de saída (opcional)
Serviço de corte (com a chapa utilizada no processo de industrialização)
Item: SER123 - Qtd: produção realizada com 6 m²
- CFOP: 1124
- Tipo NF: Prestação de serviço - Beneficiamento
- Estoque: Não atualiza
- Atende pedido de compra
- Exige pedido de compra.
Após ser realizado todo o processo de entrada caso ainda exista saldo pendente na OF e a mesma não necessitar mais ser atendida e precisa cancelar o saldo pendente da ordem de compra. Para isso é necessário verificar o parâmetro "26 -Indica Se A Ordem De Serviço Deve Ser Encerrada Ao Cancelar Item", nos Parâmetros de Pedido de Compra (FUTL0125 PDC PDC).
Após a ativação do parâmetro, toda vez que um pedido de compra de serviço for cancelado, a ordem de fabricação e de serviços vinculadas a ele também serão encerradas, ou seja, se o pedido não for atendido em sua totalidade, com o cancelamento do mesmo, a ordem de produção será encerrada somente com a quantidade que já foi atendida.
Atenção: Não realizar o cancelamento do pedido de compra de serviço antes do recebimento de toda a matéria prima remetida para terceiros, essa, obrigatoriamente deverá retornar em sua totalidade.