Ao gerar o arquivo da ECD, se ocorrer erro no registro I052 (código de aglutinação) deve-se verificar o código da linha referente ao demonstrativo contábil gerado (J100, J150, J210).


Para isso, algumas considerações devem ser avaliadas:


O sistema considera para geração da ECD como Linha Detalhe, a linha do demonstrativo que possui uma linha superior, sendo que esta linha superior é considerada para a ECD como Totalizadora. Abaixo seguem dois exemplos:


- Linha Detalhe:



- Linha Totalizadora:



Ao cadastrar a fórmula do demonstrativo, somente para linhas Totalizadoras é possível referenciar códigos (código de aglutinação) de outras linhas deste mesmo demonstrativo contábil. Para isso o código da linha deve ser preenchido entre chaves { }.


Para a montagem da fórmula do demonstrativo contábil (FCTB0201), segue abaixo:


  • A conta contábil deve ser informada entre os símbolos '< >' e no modo estruturado.
  • O centro de custo deve ser informado entre os símbolos '[ ]', que podem ser intervalo ou aleatórios.
  • Uma linha do DRE deve ser informada entre os símbolos '{ }'. Para garantir o correto funcionamento desta opção, utilizar os símbolos '( )', além dos símbolos '{ }', ou seja, uma linha do DRE deve ser informada entre os símbolos '({ })'. Isto é necessário para que o desmembramento das fórmulas envolvidas na linha trate corretamente a prioridade entre operações (mesmo envolvendo uma linha de fórmula simples e direta, os parênteses são recomendados).


Outros erros referente ao registro I052 do SPED Contábil (ECD) podem ser vistas no artigo SPED Contábil - Não foi encontrado o registro de Identificação do Código da Aglutinação (I052) para a conta informada 


Outras formas de buscar este artigo: 

- O código de aglutinação X da linha totalizadora da demonstração contábil não pode constar no Registro I052. Apenas códigos de aglutinação de linhas de detalhe devem constar no registro I052