Somente será possível a utilização do usuário 'Operador' se para o mesmo tiver apenas 1 (um) programa liberado, ou seja, apenas um programa liberado para cada licença, sendo tanto para o usuário em específico ou para o seu GRUPO. 


Orientamos que seja sempre criado um grupo que não tenha acesso a nenhum programa. Este grupo será vinculado aos usuários operadores e após cadastrar o usuário vinculando este grupo, realizar a liberação de acesso ao programa desejado, por usuário. Lembrando que o usuário herda as permissões do grupo.

Então, caso tenham usuários operadores que acessarão o mesmo programa, pode ser dada esta permissão ao grupo sem a necessidade de liberar por usuário a função.

Caso sejam programas distintos para cada operador, o grupo não pode ter nenhum programa liberado e esta permissão deve ser dada por usuário.


A palavra OPERADOR deve constar no LOGIN.

Por exemplo: OPERADOR_JOAO.


Para verificar facilmente as permissões, pode ser utilizado o Relatório de Permissões de Acesso (FMNU0300), informando o usuário e marcando apenas as opções "Considera Grupo de usuários" e "Imprime Usuários".