Se ao realizar a validação do SPED Contábil e ocorrer a Advertência, no registro J100 - Balanço Patrimonial, "Não foi encontrado o registro de Identificação do Código da Aglutinação (I052) para a conta informada".



Neste caso segue o que deve ser verificado no Cadastro de Demonstrativos Contábeis (FCTB0201), para o relatório do Balanço Patrimonial do SPED Contábil:


- Verificar se as contas informadas no campo 'Valor' estão vinculadas as empresas, no Cadastro de Contas Contábeis (FCTB0100)

- Verificar se na fórmula informada existe conta pai e conta filha, o que não pode acontecer.



- Verificar se não existem duas linhas, ou mais, com a mesma conta contábil informada na fórmula. Sendo que para a mesma conta contábil o SPED Contábil só permite um código de aglutinação.



 

Para o caso acima só será permitido, para validação da ECD, informar a mesma conta, em linhas diferentes, se a conta exigir centro de custo e em ambas as linhas seja informado centro de custo.


- Verificar se não existem duas linhas, ou mais, com conta pai e outra linha com conta filha




Isto não pode ocorrer, pois ao gerar o arquivo do SPED Contábil, ao buscar o código aglutinado para a conta 131211, ele não sabe qual código de aglutinação usar.