Os itens abaixo foram liberados no pacote 40715.


NOVAS FUNCIONALIDADES, MELHORIAS E INOVAÇÕES


  • Cadastro de Demonstrativos Contábeis por Unidade de Negócio: Cadastro de demonstrativo contábil alterado para permitir definir como cada linha do relatório deverá realizar a separação do resultado por unidade de negócio.  O resultado final será apresentado através do FoccoBI, no qual está previsto para a sprint 3.39.


  • Tipo de Rateio por Unidade de Negócio no Demonstrativo Contábil: Nova funcionalidade para identificar o tipo de rateio por unidade de negócio no Cadastro de Demonstrativos Contábeis. A partir deste identificador é possível definir qual será o tipo de rateio para cada item do DRE, dentre as opções: Classificação de Itens, Rateio Contábil, Centro de Custo, CPV Materiais, CPV de Mão de Obra Direta, CPV de Mão de Obra Indireta, CPV de Mão de Obra de Terceiros e CPV de Gastos Gerais de Fabricação. Essa informação será utilizada para cálculo do DRE por unidade de negócio, que será disponibilizado no FoccoBI.


  • Cadastro de Rateios Contábeis por Unidade de Negócio: Novo cadastro de rateios contábeis de unidade de negócio por contas contábeis. A partir deste cadastro é possível definir o percentual de incidência de cada unidade de negócio para cada conta contábil, bem como definir o período de vigência do rateio. Essa informação será utilizada para cálculo do DRE por unidade de negócio, que será disponibilizado no FoccoBI.


  • IntegraCAD: Realizado alteração no IntegraCAD para que seja possível definir se o item não desenhado será incluído como item filho ou como irmão.


  • Comunicação da API: Realizada melhorias nas mensagens da API referente á: Apontamentos coincidentes para a mesma máquina. Foi adicionado o numero da ordem e roteiro de fabricação para identificar a origem do apontamento coincidente. Informações de máquina,funcionário,... que não foram informados ou não foram encontrados.


  • Cancelamento de NFS sem saber a correta situação da NF-e vinculada: No programa FFAT0101 (Cancelamento da Nota Fiscal de Saída) foi bloqueado o cancelamento de Notas Fiscais de Saída quando o Sistema não conseguir buscar a situação da NF-e vinculada em tempo hábil.


  • Usuários de Atendimento FOCCO contando Licenças do Sistema: Foi corrigida situação onde os Usuários de Atendimento FOCCO estavam contando Licenças do Sistema, impossibilitando, em alguns cenários, que Usuários Padrão conectassem no Sistema FOCCOERP. Também foi incluído, na tela ""Usuários Conectados"", indicador visual para Usuários com Licenças não contabilizadas.


  • Precificação de Produto - Incidência de IPI sobre a Aliq do ICMS: Criado incidência para a precificação de produto de "Aliq. IPI Sobre o ICMS", que irá calcular o percentual de IPI sobre a alíquota de ICMS.



LEGISLAÇÕES


  • DIRF 2019: Foi atualizado o layout para geração da DIRF 2019.


  • CF-e (Ceará) - Alterações de Layout Versão 0.08: Adaptação do layout do XML do CF-e Ceará para a versão 0.08, obrigatória a partir de 01/01/2019.


  • IN 48/2018 (RS) - ICMS ST retidos anteriormente: Disponibilizado, na geração do XML da NF-e 4.0, novo grupo opcional dentro do CST 60 e CST 500 com campos relativos a dados para cálculo da restituição ou complemento da ST, introduzido pela versão 1.60 da Nota Técnica 2016.002 da Nota Fiscal Eletrônica, para atendimento da Instrução Normativa 048/18, do Estado do Rio Grande do Sul. Tal funcionalidade pode ser ativada após o parâmetro 41 dos Parâmetros da Nota Fiscal Eletrônica ser respondido.


  • Empresa contendo caracteres de acentos no Relatório DIME/SC: Foi ajustado o programa FFIS0253 (DIME / GIA) para remover caracteres de acentos que venham a existir na linha 2, no campo "Razão Social da Empresa", do Relatório DIME/SC.


  • Bloco K - Ordem de Produção de Assistência Técnica: Será implementada a funcionalidade de carregar automaticamente o item da ordem como demanda e do seu almoxarifado específico, no programa FPRD0223 (Geração de ordens de Assistência Técnica).



CORREÇÕES


  • Correção no job de envio de solicitação de simulação: Correção no job de envio de solicitação de simulação.


  • Erro ao incluir lançamentos: Corrigida mensagem de erro que ocorria em alguns casos durante a inserção de um lançamento no programa "Cadastro de Lançamentos Contábeis" (FCTB0104).


  • Alteração dos dados da transportadora em uma Nota Fiscal a partir de uma simulação de frete: Realizado o tratamento para a realização da alteração dos dados da transportadora em uma Nota Fiscal a partir de uma simulação de frete.


  • Correção da tela de Restrições e-commerce: Foram alteradas as LOVs de busca de itens/estabelecimentos marcados como e-Commerce, com o objetivo de que o retorno seja apenas dos registros ativos.


  • Manutenção de Notas Fiscais de Entrada - Endereço não existe: Alterado a Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200) para não exibir a mensagem de que o Endereço não existe, ao carregar itens de uma nota fiscal de saída cujo almoxarifado padrão foi alterado manualmente.


  • IntegraCAD: Realizada alteração no IntegraCAD com integração com o TopSolid para que não seja retornado os valores do ERP para o TopSolid (descrição, item base e classificação).


  • FoccoIntegrador - Dados Especiais: Realizado correção no FoccoIntegrador para importar sem erros itens com dados especiais com 4000 caracteres.


  • Atualização do Valor de Reposição pela Tabela de Compra: Realizada correção na atualização do valor de reposição pela tabela de compra para que o sistema converta o valor da tabela de compra para o valor de reposição considerando a cotação cadastrada na tabela de compra e nos parâmetros de cálculo do item.


  • Liberação/Inclusão de Ordens de Fabricação: Realizada correção na liberação e inclusão de ordens de fabricação para que o sistema não verifique se o tipo de baixa é "Cadastro/Liberação" e o parâmetro 45 está ativo quando o item não possuir operações de terceiros.


  • Teste de e-mail informado através da tela "Meu Perfil": Na tela "Meu Perfil", no MENUWEB 2018, foi corrigida situação onde o Sistema estava retornando erro no envio do e-mail de teste, dependendo da infraestrutura "FOCCOERP <-> Servidor de E-mail" instalada na Empresa.


  • IntegraCAD - Informações do Item: Alteração na integração com o TopSolid para listar apenas o item raiz e os itens filhos imediatos. Os restantes dos itens serão carregado ao expandir a estrutura.


  • Filtro pela empresa corrente no programa FEST0355: Incluído filtro pela empresa corrente no programa FEST0355 (Listagem de Solicitações de Requisição de Materiais).


  • Erro "ORA-01722" ao executar Relatório de Pedidos de Venda: Foi corrigida situação onde o programa "FPDV0206 PDV" (Relatório de Pedidos de Venda) estava exibindo mensagem "ORA-01722: número inválido ..." na geração de relatórios de Pedidos de Venda filtrados pela sua Divisão de Venda.


  • Console de Custos - Relatório de Custos Industriais: Alterado o Relatório de Custos Industriais do Item (FCST0350) presente na console de custos (FCST0260), para converter os percentuais corretamente conforme a quantidade do item.


  • Erro ao consultar Item do Pedido a ser liberado na Engenharia: No programa "FPDV0204 ENG" (Liberação de Itens do Pedido na Engenharia), corrigida situação onde tela de erro "Relatório de Mensagens" era exibida ao pesquisar por Pedido de Venda com Item contendo mais de 150 caracteres na sua Descrição.


  • NFe - Novo formato de placas do Mercosul: Alterado a Geração dos XMLs de Notas Fiscais Eletrônicas (FFAT0253 SAI ou ENT) para que não seja realizado validações sobre o formato das placas, pois o sistema estava impedindo que o XML fosse gerado devido ao novo formato de placas do Mercosul.


  • Cálculo do Planejamento: Realizado correção no Cálculo do Planejamento (FPLA0200) de empresas encarroçadoras para que itens pais do processo de separação por unidade de medida não sejam considerados no planejamento.


  • Rejeição XML - Contra-Nota de produtor rural: Alterado a Geração dos XMLs de Contra-Notas (FFAT0253 ENT) para gerar a tag "refNFe" com a(s) chave(s) de acesso da(s) nota(s) de produtor de modelo 55 referenciadas. Dessa forma, não é mais necessário realizar o cadastro manual da chave de acesso referenciada através do programa Manutenção de Dados Específicos da NFE (FREC0255).


  • Itens Comerciais - OFC e Desmontagem Automática: Alterado o processo de Ordem de Fabricação Comercial e Desmontagem Automática de Itens (FFAT0221 e FREC0200) para gerar corretamente os movimentos de estoque quando um Item Comercial for transferido para um Almoxarifado Externo, em processos de Remessa para Exposições.


  • Importação de pedidos FoccoWeb: Corrigida situação onde não era possível importar pedidos pelo F3I Connect quando o código da tabela de vendas possuía mais de 4 dígitos.


  • Serviço FOCCOSMF não inicia caso Banco de Dados esteja em processo de inicialização: Realizada melhoria no Serviço FOCCOSMF para que o mesmo possa ser iniciado mesmo que o Banco de Dados do Sistema esteja desativado ou em processo de inicialização.


  • Cálculo de FCP ST em situações de Valor de ICMS ST igual a zero: Realizado ajuste no cálculo do Valor do FCP de ICMS ST, nas situações onde o valor de ICMS ST é igual a zero, e deve-se apenas calcular o seu respectivo valor de FCP.


  • Pedidos de Venda - Indicador "NFC-e / CF-e": Alterado a geração de pedidos pela Console de Negociação Comercial e outras importações para que o campo "NFC-e / CF-e" do Pedido de Venda obedeça o parâmetro "20 - Valor Padrão Do Checkbox "NFC-e / CF-e" dos parâmetros de Ponto de Venda.


  • Conversão de Pesos nas faturas de Exportação: Corrigido o programa Cadastro de Faturas (FEXP0200), para que quando for incluído um item com conversão de unidade de medida, recalcule os pesos, caso o item seja configurado, serão buscado os dados referente aos pesos, das máscaras do item, caso não estejam informados, será buscado da pasta engenharia do item.


  • Margem de Contribuição: Realizada correção na margem de contribuição para que o percentual de PIS e COFINS sejam calculadas com a base conforme o tipo de imposto (somando o frete e seguro caso selecionados)


  • Tamanho do campo "Quantidade" no relatório de NFS (Curva ABC): No relatório de Notas Fiscais de  Saída (FFAT0305), leiaute "Curva ABC de Faturamento", foi diminuída a largura do campo "Código" a fim de aumentar a largura do campo "Quantidade".


  • Relatório de Roteiro de Fabricação: Realizado correção no relatório de roteiro de fabricação (FENG0360) para buscar os roteiros e consumos conforme as regras do configurado.


  • Margem de Contribuição: Realizada correção na margem de contribuição para que o percentual de comissão dos representantes secundários sejam considerados para o cálculo.


  • Regras de Configurado : Campo não disponível: Adicionada campo "Indica se deverão ser emitidas etiquetas no momento do faturamento" para a tabela "Dados do Comercial do Item Configurado" no programa "Cadastro de Regras de Itens Configurados" (FITE0118 MAN).


  • Geração de Ordens por Carga: Corrigida a situação onde o programa de Geração de Ordens por Lote/Carga (FPRD0259) gerava ordens para itens filhos de itens comprados.


  • Valor de Reposição pela Tabela de Compra: Realizado correção no programa de atualização do valor de reposição pelo custo avaliado (FCST0203) para converter a moeda da tabela para a moeda do valor de reposição.


  • Cadastro de Pedidos de Compra de Serviço: Alterado o Cadastro de Pedidos de Compra de Serviço (FPDC0200 SER) para que os itens de remessa do serviço tenham sua quantidade proporcional à quantidade do item do serviço, quando a quantidade for manualmente alterada.


  • REINF :: Sistema não permite sair da tela: Corrigido erro que ocorria nas telas de "tomadores" e "prestadores" do programa "Console de Gerenciamento da EFD-REINF" (FFIS0282), quando o checkbox de selecionar todos os registros era marcado sem que existissem registros na tela.


  • Console de Custos e Precificação: Realizada uma melhoria para permitir a cópia de estruturas e roteiros de uma precificação.


  • Cadastro/Emissão de cheques Próprios: Foi ajustado o programa Cadastro/Emissão de Cheques Próprios (FCTP0303), para que não ocorra erro ao excluir um cheque.


  • Liberação de Ordens :: Visualização de Itens alternativos: Alterado programa FPLA0201 para que busque todos itens alternativos da demanda se existirem. Corrigido para não listar todos os itens filhos ao realizar a troca do item por seu alternativo.


  • Substituição de Itens na Estrutura: Foi corrigida a situação onde, no programa de Substituição/Inserção de Itens na Estrutura (FENG0213), ao substituir um item que possuísse respostas na estrutura, estas não eram apagadas e permaneciam, incorretamente, vinculadas ao item substituto.


  • Campo "Município da Prestação de Serviço" no DANFSE Santa Maria: Na geração de DANFSE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) para Santa Maria, corrigida montagem do campo "Município da Prestação de Serviço", que estava exibindo informação divergente do XML da NFS-e autorizada.


  • Manutenção de Notas Fiscais de Entrada - Custo médio: Alterado a Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200) para atualizar o custo médio dos itens em uma entrada de Conhecimento de Transporte. Também foi alterado para que os Lotes sejam obrigatórios de serem informados para Conhecimentos de Transporte que atualizarem estoque.


  • Máscara incompleta no faturamento: Realizada correção no faturamento para verificar corretamente se a máscara possui respostas futuras não respondidas.


  • Importação de Títulos do Contas a Pagar: No programa FCTP0204 (Importação de Títulos do Contas a Pagar), foi alterada a quantidade máxima de caracteres que podem ser informados no campo "Arquivo*" de "100" para "4000".


  • Envio de e-mail ao lançar Aviso de Recebimento: Foi reincluída funcionalidade no Sistema para envio automático de e-mail informando o Usuário do lançamento do Aviso de Recebimento (programa FAVR0200, "Cadastro do Aviso de Recebimento") vinculado ao Pedido de Compra vinculado a sua Solicitação de Compra.


  • Programa FMAN0208 sendo chamado a partir do FMAN0202: Corrigida situação onde o programa FMAN0208 (Apontamento de Ordens de Serviço de Manutenção) não estava trazendo registro algum de Ordem de Serviço, quando chamado pelo programa FMAN0202 (Cadastro de Ordens de Serviço de Manutenção).


  • XML NF-e com 2 espaços para cada nível: Corrigida situação onde os arquivos XML de NF-e gerados pelo Sistema passaram a contar com diversos espaços no começo das linhas.


  • CTE - Erro ao utilizar cliente com aspas no nome: Realizado ajuste para permitir utilizar clientes que possuem aspas no nome na geração do CTe.


  • Configurador de Produto: Realizado correção no configurador de produto para que o sistema não acuse erro ao realizar a cópia do configurado para a empresa produtora.


  • Mensagem informativa sendo exibida indevidamente: No programa FFAT0221 (Emissão de Notas Fiscais de Saída), corrigida situação onde mensagem informativa "O Valor Total da Nota ... é diferente do Valor Total do(s) Pagamento(s) ..." estava sendo exibida indevidamente ao clicar no botão "Ok", na tela "Resumo".


  • Correção de mensagens durante ativação do Parâmetro 45: Foi realizada uma correção na exibição das mensagens de inconsistências geradas durante a ativação do parâmetro 45 para considerar corretamente o consumo em operações de terceiros.


  • Cadastro de Faturas: Alteração dos pesos: Ajustado o programa Cadastro de Faturas (FEXP0200) para que quando for alterado o peso, seja mantido que foi informado manualmente, porém, se após a alteração, for alterado a máscara(no caso de itens configurados), unidade de medida ou quantidade, os pesos serão recalculados.


  • SPED Fiscal - Registro 0220 - Correção Fator de Conversão: Foi corrigido a situação em que no registro 0220 do SPED Fiscal não estava sendo gerado o fator de conversão, liberado no pacote 40454.