Está tentando descobrir de onde vem os itens alternativos que você pode realizar a substituição da sua ordem de fabricação? 

Então esse post é para você.


Existem 2 tipos de itens alternativos para a substituição das demandas, sendo estes:

  1.  Alternativos do Cadastro do Item (FITE0200)
    Este cadastro pode ser realizado conforme a imagem
    Neste caso, foi realizado um cadastro indicando que o item CH333 pode ser substituído pelo CH444. E por conta do checkbox "Equiv" estar marcado, significa que o CH444 poderá também ser substituído pelo CH333.
    Estes itens alternativos poderão ser utilizados em na funcionalidade de substituição de demanda de um item, que pode ocorrer por exemplo na Manutenção de Ordens de Fabricação (FPRD0200) ou Liberação de Ordens de Fabricação (FPLA0201).

  2. Alternativos da Estrutura de Produto (FENG0210)
    Este cadastro pode ser realizado conforme gif
    Com este cadastro realizado, para a estrutura do item FAB_001 eu poderei substituir o item CH333 pelo CH700 especificamente pelo programa Manutenção de Demandas das Ordens de Fabricação (FPRD0231).


Portanto, temos 2 opções de substituição de demandas. Uma vinda do FITE0200, que é um pouco mais generalista, aonde um item pode ser substituído por outro em diversas situações. Já os alternativos provindos do FENG0210 funcionam apenas para o programa FPRD0231, sendo então uma substituição mais específica, aonde um item poderá ser substituído por outro apenas para alguma(s) estrutura(s).


Outras formas de buscar este artigo:

- Aonde cadastro item alternativos?

- Como encontrar itens alternativos

- Como funcionam os alternativos de um item

- Alternativos do item, o que são e onde habitam?