Ao gerar o arquivo do Sped Contábil através do programa SPED Contábil (FFIS0263), é possível marcar o flag 'DLPA', na qual será gerado o registro J210 no arquivo da Escrituração Contábil Digital - ECD. 



Este Demonstrativo de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) deve ser cadastrado através do Cadastro de Demonstrativos Contábeis (FCTB0201). 


A DLPA deve discriminar:

- O saldo do início do período, os *ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

- As reversões de reservas e o lucro líquido de exercício;

- As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

*Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.


Importante: Deve ser cadastrada uma única linha, e abaixo dela cadastrar os demais níveis do demonstrativo.

                   

Abaixo segue um exemplo de como deve ser cadastrado este demonstrativo. Sendo necessário informar a fórmula no campo 'Valor' de cada linha do DLPA.



Para que o demonstrativo contábil, cadastrado para o DLPA, seja considerado no Sped Contábil, você deve informar qual o código do demonstrativo refere-se ao DLPA no parâmetro "07 - Código da Dlpa", nos Parâmetros do SPED, na categoria do Sped Contábil (FUTL0125 SPED SPED).



Na geração do registro J210, do arquivo do Sped Contábil, quando o campo 'IND_TIP' for ‘0’ – DLPA, então o validador (PVA) irá fazer a validação da regra REGRA_UNICO_DLPA, ou seja, uma única linha para o DLPA, conforme pode ser visto em destaque abaixo:



                     


Outras formas de buscar este artigo:

- Como e onde cadastrar o DLPA?