Se você precisa realizar alterações em estruturas de itens, então deve ter um cuidado quanto a estas alterações.


Vamos supor que o item X possui em sua estrutura o item Y "fantasma", que por sua vez, tem como filho o item Z. Porém, a estrutura do item Y precisa ser modificada de “fantasma” para “fabricado”. Como proceder?


Para que o sistema possa tratar uma alteração de estrutura deve ser mantido o histórico da mesma, desta forma é possível verificar que o mesmo existia na estrutura anteriormente.


No caso citado, o item Y deve ser mantido como fantasma na estrutura do item X e alterada a data fim da estrutura para a data atual -1, por exemplo 12/12/2018 (a linha ficará em vermelho indicando que o item não é mais válido na estrutura).


Após deve ser incluída uma nova linha com o mesmo item Y como fabricado e data início igual a data atual, neste exemplo 13/12/2018.

Desta forma o sistema avaliará as 2 estruturas: a válida até 12/12/2018 e a válida a partir de 13/12/2018.


Atenção para não deixar 2 estruturas válidas para a mesma data, pois isso gerará ordens de fabricação erradas, com consumo de material indevido. Se você gera o Sped Fiscal (FFIS0340), selecionando a opção Bloco K, isto irá gerar erro no registro 0210.


Exemplo:




Outras formas de buscar este artigo:

- Realizando alteração em estrutura de produto

- Posso alterar as estruturas de itens?