Se ao validar o arquivo do SPED FISCAL e ocorrer o erro ‘Conteúdo de Campo inválido’ no campo ‘QTD’ do registro K200 do Sped Fiscal, você deve verificar, pois o valor informado neste campo deve estar negativo.



É possível hoje no sistema definir através do parâmetro 4 dos Parâmetros do Estoque (FUTL0125 EQ EQ), qual a consistência que o sistema irá realizar nas movimentações de estoque para situações onde o estoque ficaria negativo.



Caso a resposta deste parâmetro seja 4 – Conforme Cadastro do Item, você deve verificar a aba 'Estoque', do Cadastro de Itens (FITE0200), se para este Item está marcado o flag ‘Aceita Qtde Negativa’.



Caso seja um Item Configurado, deve verificar no Cadastro de Itens, na aba 'Estoque' no botão 'Configurado', através do campo ‘Qtde Neg.’



Além da verificação do Cadastro, se ocorreu o erro no Sped Fiscal, é porque houve movimentação para este Item e o Saldo ficou negativo, por isso verifique este Item no Extrato através da Consulta Extrato de Item(ns) (FEST0401) e realize a correção no cadastro e saldo do mesmo, pois o validador do SPED FISCAL- EFD não aceita quantidade negativa.


A origem do saldo negativo do item pode ter diversas causas, podemos citar:


- Item comprado - o consumo do material na ordem de fabricação ocorreu antes da entrada da nota fiscal de compra do mesmo.

- Item fabricado - a nota fiscal de venda foi emitida antes da entrega da ordem de fabricação.

- Estrutura do produto errada, onde ocorre um consumo maior que o real ou de outro item.


A identificação e correção pode ser muito trabalhosa, por isso as boas práticas não recomendam a parametrização do sistema para aceitar estoque negativo, dessa forma no momento em que um movimento de estoque for resultar em saldo negativo, o sistema apresenta uma mensagem  e não permite seguir com o processo.


Outras formar de buscar este artigo:

- Erro de quantidade negativa no Sped Fiscal