O Valor de Parcela de Importação do item é calculado automaticamente ao dar entrada na NFE, através do programa Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200).



O cálculo do valor da Parcela de Importação do item irá depender da Origem do item (Cadastro dos Itens (FITE0200), pasta 'Contábil').

Quando o valor da origem do item for igual a 1, 2, 3, 5 ou 8, o valor da parcela importada será calculado, sendo origem diferente destas 

não será possível informar FCI e nem será calculada a parcela importada.

Quando a origem do item for igual a 1, o valor da parcela importada será o valor total do item.

Quando a origem do item for igual a 2, 3, 5 e 8 o valor da parcela importada é calculado da seguinte forma:


            Valor Parc Import. = Valor contábil - valor de ICMS - valor de IPI


Se a resposta do parâmetro  "21 - Subtrai substituição tributária do valor da importação do item da FCI”, dos Parâmetros dos itens (FUTL0125 ITE ITE), for igual a 'S', o valor da substituição tributária será reduzido do valor da parcela importada, ou seja, o seguinte cálculo será realizado:


            Valor Parc Import. = Valor Parc Import. - Valor ICMS ST



No caso de não calcular o Valor de Parcela de Importação do item na NFE, ou se for necessário alterar este valor, então pode-se realizar esta alteração, através do programa Manutenção da FCI dos Itens da Nota Fiscal de Entrada (FREC0205).



Ao selecionar a nota de entrada no campo 'Núm.NF', irá abrir a tela dos Itens da Nota, no qual poderá alterar o valor da parcela de importação na coluna 'Vlr. Parc. Import'.



Importante: Quando a origem for igual a 1 ou 2, a FCI não poderá ser cadastrada e o valor de importação poderá ser alterado.

Quando a origem informada for 3, 5 ou 8, a FCI poderá ser preenchida e o valor da parcela importada será calculado automaticamente e não poderá ser alterado.


Outras formas de buscar este artigo:

- Como faço para alterar o valor da parcela de importação de FCI de um item em uma NFE?

- Não calculou a parcela de importação de FCI

- Como calcula o valor da parcela de importação de FCI?