Para utilizar o Planejamento Orçamentário (FORC0200) deve ser informado o Parâmetro de Planejamento Orçamentário (FUTL0125 PORC PORC), onde neste parâmetro indica se obriga a conta contábil ou se será apenas por centro de custo.



Após responder o parâmetro acima, você deverá ir no Cadastro dos Funcionários (FADM0200) na qual definirá quem são os usuários/funcionários que participam do Planejamento Orçamentário, marcando o flag 'Participa do Orçamento'.



Porém, para que o Funcionário participe do Planejamento Orçamentário o mesmo deverá exercer a Função de: Diretor, Gerente ou Supervisor.



Para se informar as contas ou centros de custos do Planejamento Orçamentário, é necessário realizar o cadastro do relatório através do programa de Cadastro de Demonstrativos Contábeis (FCTB0201), sendo que a estrutura do mesmo é definido pela empresa. Neste cadastro são informadas as fórmulas com as contas contábeis e centros de custos que serão considerados no Planejamento.



Realizado o cadastro, poderá adicionar os valores  referentes às previsões orçamentárias por período, centro de custo e opcionalmente  por conta contábil, através do programa Cadastro de Valores do Orçamento (FORC0200).



Para realizar a verificação dos dados e valores do Planejamento Orçamentário você pode utilizar o Relatório do Planejamento Orçamentário (FORC0301).



Ou também o Relatório do Orçamento Previsto x Realizado (FORC0300).




Outras formas de buscar este artigo:

- Comportamento do Planejamento Orçamentário