Se você está no Cadastro de Lançamentos PIS/COFINS (FFIS0150), na aba 'Previdência', e ao clicar no botão 'Apurar Valores' mostra a mensagem: "Foram encontradas inconsistências com o enquadramento da NF XYZ, a mesma possui NCMs enquadradas em mais de uma atividade econômica."

Isto ocorre porque na NF XYZ existem itens com uma NCM, na qual está vinculada a mais de uma atividade econômica.

Para verificar esta situação, você deve consultar os itens da nota mostrada na mensagem e identificar as classificações fiscais dos itens da nota. 



Após, no Cadastro de Atividades Econômicas (FFIS0154), verifique se a NCM está informada na aba 'Class. Fiscal' em mais de uma atividade econômica.



Caso não seja informada a classificação fiscal, deve ser informada a NCM no campo 'NCM' da capa da Atividade Econômica, podendo neste caso informar a NCM completa (8 dígitos ) ou informar, por exemplo, somente os primeiros dígitos. No exemplo da NCM '9026' o sistema irá considerar todas as classificações fiscais no intervalo de '90260000' a '90269999'. 



OBS: somente é possível a mesma classificação fiscal estar vinculada a mais de uma atividade econômica se o período de vigência for diferente um do outro.


Outras formas de buscar este artigo:

- NCM duplicada nas atividades econômicas