Se você está apagando uma nota de entrada, através do programa Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200), e exibir a mensagem "Item ficará com estoque negativo", neste caso você deve avaliar a quantidade disponível do item no estoque.

Para visualizar se o item possui estoque suficiente para esta movimentação, você deve verificar se existem movimentos posteriores à data da nota que utilizou o estoque. 

Caso exista, não será possível esta alteração pois os movimentos posteriores ficariam com o estoque negativo caso esse histórico não existisse no sistema. 

Estes movimentos podem ser acompanhados pelo programa de Consulta Extrato do Item (FEST0401).


No entanto existem duas formas para que essa movimentação seja realizada: 


1. Cadastrar um movimento de acerto de estoque (ACE), através do programa Acerto de Estoque (FEST0107) com a quantidade e data retroativa a data da movimentação da nota que deseja apagar.   

Após o lançamento da nota de entrada com a movimentação correta, você deve excluir o movimento de acerto de estoque incluído anteriormente, através do programa Acerto de Estoque (FEST0107).

                                                                                 

2. Outra opção é alterar o Cadastro do Item (FITE0200), na aba Estoque, marcando o flag 'Aceita Qtde. Negativa'. Após o lançamento da nota de entrada, voltar esse cadastro.



Outras formas de buscar este artigo:

- Estoque negativo ao excluir NFE

- Exclusão de nota de entrada não permitida

- Item com estoque negativo