Ao realizar o processo de envio da EFD-REINF, através da Console de Gerenciamento da EFD-REINF (FFIS0282) , os eventos "R-2010 Retenção Contribuição Previdenciária - Tomadores de Serviço" só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Caso este evento não existir, não será permitido gerar eventos R-2010.



Inclusão: Será enviado quando não possuir movimento anterior Autorizado do R-2010 (para a empresa, período e prestador) ou quando o último movimento Autorizado do evento R-2010 (para a empresa, período e prestador) tiver situação igual a Exclusão Autorizada.


Alteração: É considerada como “RETIFICAÇÃO” no ambiente da EFD-REINF. Será enviado quando o último movimento Autorizado do evento R-2010 (para a empresa, período e prestador) tiver situação igual a Autorizado e não tiver sido enviado o evento de fechamento do período (R-2099). Caso contrário deve-se enviar um evento de reabertura (R-2098), realizar a correção devida, enviar a alteração (R-2010) e enviar novo evento de fechamento do período (R-2099).


No R-2010 é possível visualizar o histórico por fornecedor, por empresa, mês/ano do período.


Botão Prestadores: É habilitado quando for selecionado o evento R-2010. Os botões “Pré - Visualizar XML”, “Enviar XML” e “Enviar XML Exclusão” ficarão desabilitados. Ao clicar no botão Prestadores, abrirá uma 'tela com as mesmas funcionalidades da tela anterior, sendo possível realizar o controle dos históricos por prestador enviados.


Serão visualizados nesta tela todos os Prestadores (Fornecedores) que possuem alguma nota fiscal de entrada de prestação de serviço, cuja data de emissão seja do período selecionado, e além disso o tipo de nota de entrada seja Prestação de Serviço



e que possuam itens com código do serviço informado, conforme Tabela 06-REINF, no Cadastro do item (FITE0200) na pasta Contábil.



Deve mostrar, também, os Prestadores (Fornecedores) que não possuem nota ou código do serviço vinculado, porém possuem alguma movimentação no período. Para estes Prestadores será permitido apenas a visualização dos históricos.


Exclusão: Só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do evento R-2010 (para a empresa, período e prestador) tiver situação igual a Autorizado. Caso não possuir esta autorização, será exibido mensagem e não será permitido gerar o evento de exclusão. Quando selecionado mais de um Prestador, deverá verificar esta restrição para todos os prestadores selecionados e, caso encontrada restrição para algum Prestador, será identificado o(s) Prestador(es) e o envio não será realizado. A exclusão do evento R-2010 será enviado através de um evento R-9000, gerado pelo serviço do REINF vinculado ao botão “Enviar XML Exclusão”.


Outras formas de buscar este artigo:

- R-2010

- Tomadores de Serviços