Se você deseja gerar os dados de títulos para enviar ao Serasa, o mesmo pode ser realizado através do programa Geração/Importação de Dados - Serasa (FFIN0103).

Neste programa será permitido exportar os dados para envio e análise no Serasa e após a conciliação dos dados enviados pelo Serasa.

Para utilização do mesmo deve ser respondido o Parâmetro do Serasa (FUTL0125 SERA SERA), '01 - Indica O Layout Do Serasa Utilizado Pela Empresa' , para indicar o layout do Serasa a ser utilizado, sendo disponível o layout Completo (antigo) e o layout Simplificado (Novo).

Somente serão considerados os títulos cujo tipo de documento, no Cadastro de Tipos de Documentos (FFIN0020), seja uma 'Pendência Financeira' e estejam como 'Envia Informações'.



Para realizar a Geração do arquivo para envio dos títulos para o Serasa, você deve selecionar o campo Tipo = 'Envio', sendo que o mesmo será gerado no diretório selecionado na tela.


Para a Correção dos dados no Serasa deve ser selecionado o campo Tipo = 'Correção', sendo que serão enviados os títulos excluídos na base e o valor de pagamento deste título será preenchido com 9999999999999. Para que estes títulos sejam considerados no arquivo de Correção, a data de exclusão do título deve estar no período selecionado na tela de geração do arquivo do Serasa.


Para realizar a Conciliação dos dados do Serasa deve ser selecionado o campo Tipo = 'Conciliação', sendo que  isto é realizado após os títulos já terem sido enviados para o Serasa. O Serasa disponibiliza um arquivo com os títulos já processados por eles e o Focco importa esse arquivo realizando a conciliação com os dados atuais na base, adicionando a data de pagamento (caso houver) nestes títulos retornados pelo Serasa, gerando um novo arquivo no 'Diretório Retorno' e criando automaticamente na pasta ENVIAR.



Este novo arquivo deve ser enviado novamente ao Serasa para que estes dados sejam atualizados e processados no Serasa.


Outras formas de buscar este artigo:

- Como gerar informações para o Serasa

- Envio de títulos para o Serasa