Para controlar o tempo de expiração e ociosidade das licenças em uso, o FoccoERP considera o cadastro no programa “Exceções do Timeout” (FTIM0200). 

Neste cadastro é possível configurar o tempo padrão do timeout. Tempo em que o usuário fica ocioso no uso de sua sessão, sem intervenção alguma. Além disso, é possível configurar um tempo específico por Usuário, Programa ou Usuário e Programa.

A prioridade e hierarquia considerada para estas exceções informadas no cadastro são conforme abaixo:


1) Usuário e Programa

2) Usuário

3) Programa

4) Tempo padrão


Caso o campo "Tempo" informado seja zero (0), significa que o timeout está desativado para determinada regra.

O tempo cadastrado em minutos representa o tempo máximo(12 horas = 720 minutos) que uma sessão pode ficar ociosa. Se o tempo ocioso da sessão ultrapassar o tempo de timeout a mesma será encerrada automaticamente. (Assim, como o tempo mínimo desta configuração é 3 minutos)

Para encerrar as sessões, o mecanismo de timeout considera o tempo de ociosidade de todas as sessões do usuário. Ou seja, irá considerar sempre a sessão com menor tempo ocioso (tanto dos programas abertos como do menu web), pois significa que o usuário está utilizando o sistema.


Importante: caso o timeout esteja desativado, o menu utiliza o timeout padrão da aplicação web para sua sessão, que atualmente é de 4 horas. Este tempo é parametrizável e caso necessário pode ser ajustado no arquivo de configuração appSettings.json que fica na pasta de instalação do menu web, na propriedade TimeoutInSeconds.

Exemplos
 

1) Exemplo: Timeout desativado


Tempo Padrão Para Timeout (em minutos)

0

Usuário
Programa

Tempo





Neste caso os programas abertos nunca serão encerrados pelo mecanismo de timeout e a sessão do menu web irá expirar após 4 horas de ociosidade. Caso seja cadastrado até 12 horas, o timeout será respeitado neste tempo. Máximo de 12 horas (720 minutos) Mínimo de 3 minutos (mesmo que seja cadastrado um tempo menos, será considerado os 3 minutos mínimos, com exceção do zero que inativa a regra).

2) Exemplo: Timeout padrão de 30 minutos


Tempo Padrão Para Timeout (em minutos)

30

Usuário
Programa

Tempo





Neste caso os programas abertos serão encerrados automaticamente pelo timeout se o usuário ficar mais de 30 minutos sem usar todos os programas abertos e o menu web. Se o usuário estiver utilizando algum dos programas ou o menu, os demais programas também continuarão ativos.

3) Exemplo: Timeout padrão de 30 minutos e programa(s) com tempo específico


Tempo Padrão Para Timeout (em minutos)

30

Usuário
Programa

Tempo


FREC0200

120


FCLI0200

15


Neste caso o programa FCLI0200 será encerrado caso o usuário fique mais de 15 minutos ocioso em alguma sessão. Já o programa FREC0200 só será encerrado caso o usuário fique mais de 2 horas ocioso no programa ou no menu. Os demais programas serão encerrados caso o usuário fique mais de 30 minutos ocioso.

4) Exemplo: Timeout padrão de 30 minutos e usuário(s) com tempo específico


Tempo Padrão Para Timeout (em minutos)

30

Usuário
Programa

Tempo

COMPRAS

60


Neste caso as sessões do usuário COMPRAS só serão encerradas caso o usuário fique ocioso por mais de uma hora.


Outras formas de buscar este artigo:

- Está caindo a sessão do usuário

- Configuração do timeout

- Cadastro de timeout

- Sessões sendo encerradas

- Usuários sendo desconectados