Caso necessite instalar o certificado digital para emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônica, deve seguir os passos abaixo:

  1. Acessar o programa Cadastro de Empresas (FUTL0001);
  2. Selecionar a empresa à qual o certificado pertence, a partir do comando F7 / F8 ou F7 / Informar o código da empresa / F8;
  3. Clicar na  pasta "Certificados";
  4. Por fim, clicar em "Instalar" buscando o certificado (Modelo A1, já exportado, normalmente com extensão pfx, p12), selecionando o mesmo e incluindo a senha deste, esta, criada no momento da exportação do certificado.



    Possíveis problemas ao instalar o certificado para NFSe / MDFe


  • Se ao instalar o certificado, retornar o relatório de Mensagens conforme abaixo, esse erro está relacionado a acentuação, espaço, carácter especial no arquivo do certificado. Deve retirar espaços, acentuações, caracteres especiais do arquivo antes de instalar o certificado.



  • Se ocorrer o erro abaixo no momento da instalação do certificado, deve ser verificado o endereço do Webservice do FoccoSMF, parametrizado em Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais do Sistema / Parâmetros do Serviço de Mensageria (FoccoSMF). Este endereço deve responder em toda a rede do cliente (verificar liberação do endereço em Firewall, Proxy, ...)



Parâmetro do Webservice do FoccoSMF:



Outras formas de localizar este artigo: Instalação Certificado Digital para Nota Fiscal de Serviço, FoccoSMF, NFS-e, MDF-e.