No cadastro de pedido de venda ou faturamento é possível definir qual o tipo de frete que se deseja utilizar. Abaixo segue o que cada tipo de frete significa:


CIF Contrat.  (Cost, Insurance and Freight - Custo, Seguros e Frete): Esta modalidade é utilizada quando na operação acontece uma contratação do frete (por Transportadora) e todo o custo e responsabilidade sobre o mesmo são por conta do Remetente/Emitente, ou seja, quem emite a Nota Fiscal.


CIF Próprio (Cost, Insurance and Freight - Custo, Seguros e Frete): Esta modalidade é utilizada quando na operação NÃO acontece uma contratação do frete (o transporte é próprio do Emitente) e todo o custo e responsabilidade sobre o mesmo são por conta do Remetente/Emitente, ou seja, quem emite a Nota Fiscal.


Fob Contrat. (Free on Board - Livre a bordo): Esta modalidade é utilizada quando na operação acontece uma contratação do frete e 

todo o custo e responsabilidade sobre o frete são por conta do Destinatário da Mercadoria.


Fob Próprio (Free on Board - Livre a bordo): Esta modalidade é utilizada quando na operação NÃO acontece uma contratação do frete (o transporte é próprio) e todo o custo e responsabilidade sobre o frete são por conta do Destinatário da Mercadoria.


Daf: Esta modalidade é utilizada quando a operação envolve regime aduaneiro especial de depósito afiançado. Nesta opção o frete será considerado contratadopor conta do remetente da mercadoria.


Convênio: Pode ser utilizado nos casos em que exista uma negociação ou política de frete específica com uma transportadora. Nesta opção, o frete será considerado contratado por conta do remetente da mercadoria.


Retira: Esta modalidade caracteriza-se por Retirada Presencial de Mercadoria, a entrega imediata do produto, na operação comercial de venda, ao próprio comprador, independentemente deste produto estar localizado no mesmo estado do vendedor ou não.


Cortesia: Esta modalidade é utilizada quando a operação envolve transporte gratuito. Não é considerada uma prestação de serviço. Nesta opção o frete será considerado contratado por conta do remetente da mercadoria.


Sem Frete: Esta modalidade é utilizada quando não há frete na operação.


Terceiros: Esta modalidade de frete é utilizada quando o custo e responsabilidade sobre frete da operação não é por conta do Emitente, nem do Destinatário/Remetente.


Outras formas de encontrar esse artigo: Tipo de frete