A Carta de Correção, também denominada CC-e, é um evento que serve para corrigir algumas informações da NF-e. A carta de Correção é disciplinada pelo parágrafo 1o-A do art. 7o do Convênio S/N, de 15 de dezembro de 1970 e pode ser utilizada para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal.

Para que Serve?  Permitir realizar correções sobre as notas fiscais eletrônicas autorizadas desde que tais alterações não estejam relacionadas com: 

        1. Variáveis que determinam o valor do imposto, como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
            2. A correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
            3 .A data de emissão ou de saída.

O  autor  do  evento  é  o  emissor  da  NF-e.  A  mensagem  XML  do  evento  será  assinada  com  o certificado digital que tenha o CNPJ base do Emissor da NF-e.  

O evento será utilizado pelo contribuinte e o alcance das alterações permitidas é definido no § 1º do art. 7º do Ajuste SINIEF S/N:



Para emissão desta carta desta carta de correção você poderá acessar a console de gerenciamento (FFAT0253 SAI), monitor de envio, carta de correção. Seguir os passos abaixo:





Ainda poderá realizar o envio do e-mail da carta de correção.


Para realizar a impressão da carta de correção, entrar no programa FFAT0308.