Mapeamos três mensagens de erro no sistema, quanto ao registro I051 ao gerar o arquivo do SPED Contábil (FFIS0263):


1ª Situação:

-Registro I051 – A conta referencial X foi informada para a conta Y, e nenhum centro de custos foi informado. Quando mais de uma conta referencial é informada para uma conta contábil, é obrigatório que o centro de custos seja informado


Você deve estar gerando o Sped Contábil (FFIS0263) pela empresa consolidada, sendo assim a conta referencial da conta contábil deve ser a mesma para todas as empresas do grupo. Caso seja diferente, é necessário a exigência de CC para a conta contábil e o CC deve ser informado para cada conta referencial.


2ª Situação:

-Registro I051 – O centro de custo X foi informado para contas referenciais diferentes da conta contábil.


Se você está gerando o arquivo do Sped Contábil (FFIS0263) pela empresa consolidada, o mesmo centro de custo não pode estar informado em contas referenciais diferentes para a mesma conta contábil (FCTB0100) no botão Conta Ref.

Porem a conta referencial só pode ter CC vinculado se a conta contábil exigir centro de custo.


3ª Situação:

- Registro I051 - Conta Referencial não informada para a conta XYZ


Esta mensagem ocorre porque para a conta contábil XYZ não foi informada conta referencial no seu cadastro, para a Instituição Responsável informada no parâmetro '02 - Código Da Instituição Responsável' dos Parâmetros do SPED Contábil. Deve ser verificado o Cadastro da Conta Contábil (FCTB0100), no botão de 'Conta Referencial' e informar uma conta referencial.