Caso você esteja emitindo uma nota fiscal e precisa lançar as despesas acessórias, deverá verificar:


  1. Cadastro do cliente, aba dados de faturamento, "despesas" tem que estar marcado;
  2. Item genérico para lançar na nota, parâmetros do sistema, parâmetros do comercial, parâmetros de nota fiscal de saída, parâmetro 46 - ITEM GENÉRICO PARA GERAÇÃO DAS DESPESAS ACESSÓRIAS;
  3. Tipo de nota que vai vincular: é o cadastrado no cadastro de tipo de nota default, ou seja, quando tiver itens tributados o sistema rateia esses valores e não utiliza o item genérico. Tem que ter um item tributado ICMS para lançar as despesas acessórias, para cobrar o cliente. Para responder qual tipo de rateio deseja que seja impresso em sua nota entrar em parâmetros do sistema, parâmetros do comercial, parâmetros de nota fiscal de saída, parâmetro 80 - TIPO DE RATEIRO DAS DESPESAS ACESSÓRIAS, INDICA O TIPO DE RATEIO DO VALOR DAS DESPESAS ACESSÓRIAS: T - RATEIA APENAS PARA OS ITENS TRIBUTADOS DE ICMS N - RATEIA APENAS PARA OS ITENS NÃO TRIBUTADOS DE ICMS A - RATEIA PARA TODOS OS ITENS DA NOTA (TRIBUTADOS E NÃO TRIBUTADOS DE ICMS), caso a nota não seja tributada poderá utilizar este parâmetro como "A" para tributar tanto nos itens tributados como não tributados. Caso contrário tem que ter uma parametrização de tipo de notas default para puxar as despesas para tributar.  
  4. Além dos parâmetros acima você deverá definir quantas notas por cliente poderá emitir, com isso, em parâmetros do sistema, parâmetros do comercial, parâmetros de nota fiscal de saída, parâmetro 32 - PARAR DE LANÇAR DESPESAS ACESSÓRIAS APÓS QUANTAS NOTAS dos parâmetros de nota fiscal de saída não pode estar com a resposta 0 pois neste caso não é permitido lançar nenhuma nota com despesa.


Outras formas de encontrar esse artigo: Rateio das despesas acessórias, Nota de saída