Se você deseja emitir uma nota fiscal de saída que o serviço a ser realizado é uma operação que envolva itens que pertençam a clientes ou fornecedores, ou ainda da própria empresa e o serviço seja realizado externamente, então devem ser seguidas alguns procedimentos.


Segue um Exemplo: Recebi um item "aço" de um cliente que necessita de uma peça industrializada com esse aço, preciso usinar este aço para que eu possa produzir a peça do meu cliente. A usinagem será realizada por um "terceiro". 

Ao emitir a nota de saída para o meu fornecedor (usinagem), é necessário transferir do almoxarifado interno para um almoxarifado externo.


Para que seja realizado este processo, deverá verificar os seguintes cadastros: 


  1. Cadastro do Tipo de Nota (FPDV0103):
    • O Campo 'Estoque' tem que estar com a resposta "Transf. Externa";
    • O campo 'Tipo NF' tem que estar com a resposta "Remessa para Beneficiamento";
    • O campo 'Movim. Estoque' deve ser "Transferência por Nota".

  2. No Cadastro do Item (FITE0200), caso o item não controle lote e série, verificar na pasta Engenharia, se estiver marcado "RASTREABILIDADE" não irá transferir para o almoxarifado externo. Com isso, caso deseja que seja transferido este item tem que estar desmarcado o campo 'Rastreabilidade'.

  3. No Cadastro de Almoxarifados (FITE0103), a coluna 'Localização' deve ser externa e o cliente tem que estar vinculado a este almoxarifado, na aba 'Clientes'.

  4. O processo de transferência será automático na emissão da nota.


Outras formas de buscar este artigo: 

- Nota de transferência externa

- Não transferiu para o almoxarifado correto