Geração do Inventário:

A Geração do Inventário (FFIS0302) no FOCCOERP é TOTAL, sempre. Não existe tratamento específico que separe os itens por tributação (com e sem ST) e atualmente não é possível gerar mais de um inventário para o mesmo período.

 

Se for necessário enviar apenas alguns itens específicos, por exemplo para gerar o H020, deve-se utilizar os filtros do programa FFIS0302 para a devida geração, com paginação Oficial. Não sendo possível utilizar filtros para estra geração, será necessário incluir manualmente no PVA. Ou ainda, gerar o inventário total, contemplando todos os itens e excluir os desnecessários no Bloco H e manter somente os desejados para o H020.

 

Troca de Tributação:

A avaliação de quais mercadorias foram excluídas da tributação do ICMS ST, deve ser avaliada e verificada pela empresa. Pois o sistema não possui esta identificação no cadastro do item e sim o que comanda são as operações/tipos de nota e as CSTs utilizadas.

Caso a empresa tenha separado por classificação de item, ou que sejam alguns itens específicos para esta exclusão, é possível filtrar no momento da geração do inventário (FFIS0302).

No programa FFIS0165, na aba Reg H020 pode-se definir se será gerado pelo valor do Unitário do Estoque (Custo) ou pelo valor unitário da ST Última Compra. Sendo possível filtrar por CST de ICMS ou Classificação Fiscal/NCM.

 

 

Geração do REGISTRO H020

 

Registro H020: INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO INVENTÁRIO

 

O registro H020 é gerado sempre que for selecionado um motivo diferente de 01 -“Final do Período”, ou seja, quando selecionados os motivos 02, 03, 04, 05, e também, no RS, para o mês de janeiro.

 

Num

Campo

Validações

 

01

REG

Texto fixo contendo "H020"

 

02

CST_ICMS

Será informado o CST mais representativo de todas as notas do último ano.

 

Importante: O sistema busca as notas de entrada e saída no intervalo de 1 ano, e agrupa por valor o item das entradas e saídas desta empresa e a CST com maior predominância/utilização, isto é, que tiver sido mais utilizada, é a que será considerada no H020.

 

Caso a busca não encontre notas de saída ou de Entrada para buscar o CST, será informado o valor fixo '000'.

 

 

03

BC_ICMS

Será informado o valor constante no campo VL_UNIT do H010, porém, caso for selecionada a opção “valor unitário da ST Última Compra” no programa FFIS0165, será este valor a ser informado aqui. Para os casos de CSTs terminadas em '20' e '70', será verificado o Percentual de Redução da Base de Cálculo informado no programa FITE0113, e, assim, aplicar esse percentual ao campo VL_UNIT do H010.

 

Caso seja utilizado uma CST terminada em '20' e '70' sem a existência de um percentual de redução no programa FITE0113, o CST informado será 000.

 

04

VL_ICMS

Será o resultado da aplicação da alíquota de ICMS para o item sobre o campo 03 “BC_ICMS”.

 

 

 

Exemplos de geração de SPED com registro H020:

Inventário de dezembro entregue em fevereiro, com motivo: 05 – Determinação do Fisco, com geração do registro H020.


 


Inventário de fevereiro entregue em março com motivo: 02 – Mudança de forma de tributação da mercadoria (ICMS), com geração do registro H020.