Se você está realizando a validação do EFD-Contribuições e está ocorrendo o erro: "O campo é de preenchimento obrigatório. Cadastre e/ou selecione previamente a conta contábil analítica representativa da operação no registro 0500", ou o erro: ''Código da conta analítica de contas inválido. Informar código no 'Registro 0500' antes de utilizá-lo."




Importante: A conta contábil deve ter vínculo com o código de instituição responsável, sendo este parametrizado através do parâmetro 2 do SPED CONTÁBIL. Além da instituição responsável a conta contábil deve ter pelo menos uma conta referencial vinculada, a qual deve ser informada no Cadastro de Contas Contábeis (FCTB0100) no botão 'Conta.Ref'. Segue abaixo exemplo do preenchimento da conta referencial.



A conta contábil gerado no registro 0500 no EFD Contribuições verifica se a nota de saída foi integrada na contabilidade e considera a conta crédito para o Sped. Mas caso você não tenha integrado a nota fiscal de saída o sistema verifica os seguintes cadastros: 


1º) do cadastro do tipo de Nota de Saída (FPDV0103);

2º) do cadastro da Divisão de Venda (FPDV0106);

3º) do cadastro da Pasta Contábil do item a Conta Venda (FITE0200). 


Caso a conta não esteja preenchida em nenhum dos programas acima é possível incluir a conta contábil por nota através do programa Manutenção de Dados Acessórios (FFAT0106).


A conta contábil gerada no registro 0500 no EFD Contribuições verifica se a nota de entrada foi integrada na contabilidade e considera a conta débito no registro C170 do arquivo. Porém, se a nota não foi integrada na contabilidade, o sistema verificará a conta contábil informada no item da nota (FREC0200) aba ITENS, botão (Contábil). Caso não tiver preenchido, não levará nenhuma conta contábil.


Para o Bloco P, a conta contábil deve ser informada no programa Cadastro de Atividade Econômica (FFIS0154).


Para geração dos registros M410 e M810, deve ser incluída a conta no campo “Conta Contábil” da Aba Receitas do programa FFIS0150.


Outra forma de buscar este artigo:

- Como incluir a conta contábil no Sped Pis Cofins

- O campo é de preenchimento obrigatório. Cadastre e/ou selecione previamente a conta contábil analítica representativa da operação, no registro 0500.