Se a nota fiscal for de emissão própria e na CONSOLE (FFAT0253 SAI ou FFAT0253 ENT) você verificar que não possui AUTORIZAÇÃO na SEFAZ, (nem de sua autorização e nem do seu cancelamento) a nota deve estar no sistema como “INUTILIZADA”.


Para isso, você deve realizar o cancelamento (pela própria Console) e após excluir a nota do sistema através do programa Exclusão de Nota Fiscal de Saída (FFAT0102), caso seja uma nota fiscal de saída ou através do programa Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200) caso seja uma nota fiscal de entrada. 


Após isso deve ir na Console de Gerenciamento da Nota Eletrônica, e através do botão Monitor de Envio e botão Inutilizações será possível inutilizar a numeração desta nota.




As notas inutilizadas são listadas no Registro de Saídas (FFIS0305) e/ou no Registro de Entradas (FFIS0306), e são levadas para o arquivo do Sped Fiscal no registro C100, na qual terá no campo 06 a situação de documento com o código 05 (NFE-e ou CT-e Numeração inutilizada) conforme tabela 4.1.2 do Sped Fiscal.


Outra forma de buscar este artigo:

- Como inutilizar notas fiscais?

- Inutilização de notas